© 2019 Escola da Fazenda - Rua Jaborandi, 324 - Florianópolis - SC - 88065-035

EVENTOS ANUAIS

Encontro de Egressos

O encontro de ex-estudantes da Efaz é realizado anualmente no mês de maio. Momento de rever amigos e compartilhar as experiências acumuladas na fase da vida posterior ao Ensino Fundamental vivenciado na Escola da Fazenda. A turma atual do 9º Ano também é convidada a participar, para aprender com os depoimentos dos colegas mais experientes!

Jogos Escolares

Na Efaz, os jogos entre as turmas têm características bem especiais: são essencialmente jogos cooperativos, com as equipes compostas por estudantes de todas as turmas e com atividades que remetem aos conteúdos das diferentes áreas de conhecimento e ao exercício da cidadania e da responsabilidade social. Muito além da competição, os(as) estudantes exercitam o trabalho em equipe, a aplicação dos conceitos aprendidos e a solução de problemas do dia a dia.

Festa Junina

Evento que visa fortalecer os aspectos populares da cultura brasileira, além de propiciar à comunidade escolar espaço para agir e confraternizar coletivamente. Uma festa que fazemos juntos! Durante os festejos, acontecem as apresentações dos(as) estudantes (resultado do trabalho pedagógico relacionado ao tema), a nossa “quadrilha democrática”, forró e muita comilança típica.

Noite da Astronomia

Em 2009, participando do Ano Internacional da Astronomia, realizamos, em parceria com o Grupo de Estudos Astronômicos da UFSC, o Na Rua de Olho na Lua, um programa que contou com uma palestra sobre a história da astronomia e observação dos astros com telescópios. De lá para cá, esse tema apaixonante é debatido anualmente no mês de julho, numa realização em parceria com a Sala Verde - Escola da Fazenda. Apresentamos uma perspectiva ambientalista ampla e profunda, integrando nosso ser social aos elementos mais elementares do Universo. Quem participa sempre fica com gostinho de quero mais!

Semana da Mobilidade Sustentável

Ocorre na semana do dia 22 de setembro (Dia Mundial sem Carro), visando problematizar a influência do automóvel na cultura social e na configuração do espaço urbano, excessivamente voltado aos veículos motorizados individuais em detrimento de outras formas de mobilidade mais sustentáveis, como o transporte coletivo e a bicicleta. Trata-se de um alerta às pessoas e um apelo ao Poder Público para considerar a cidade como espaço das pessoas, construindo condições para o uso de formas alternativas ao automóvel na locomoção urbana.

Festa das Famílias

Essa é a nossa festa anual realizada em setembro ou outubro, que substitui as datas comemorativas do calendário comum, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e outras (que acabaram por se tornar datas mais relacionadas ao comércio de “presentes” do que ao seu significado em si). Um dia privilegiado para comemorar a alegria de poder compartilhar nossa vida em coletividade, sem o apelo comercial. É um encontro que valoriza a confraternização! Um dia de brincadeiras e convivência na Escola, aberto a todas as famílias de nossos(as) estudantes, em que cada uma traz e compartilha alimentos, disposição e alegria.

Mostra de Trabalhos

Privilegiando a cada ano um tema específico, é uma exposição das produções coletivas e individuais dos(as) estudantes ao longo do ano, que explicitam a Proposta Pedagógica da Efaz. Os trabalhos visam expressar o processo de ensino-aprendizagem. Conceitos como sociedade, conhecimento, ciência e tecnologia são explorados e abordados pelas diferentes disciplinas através dos trabalhos escolares e expostos para apreciação da comunidade.

Festival de Talentos

Na festa de encerramento do ano letivo, promovemos um momento para a comunidade escolar compartilhar criações artísticas próprias. Estudantes, famílias e professores expõem seus talentos num encontro descontraído e festivo.