EVENTOS ANUAIS

Encontro de Egressos

O encontro de ex-estudantes da Efaz é realizado anualmente no mês de maio. Momento de rever amigos e compartilhar as experiências acumuladas na fase da vida posterior ao Ensino Fundamental vivenciado na Escola da Fazenda. A turma atual do 9º Ano também é convidada a participar, para aprender com os depoimentos dos colegas mais experientes!

Jogos Escolares

Na Efaz, os jogos entre as turmas têm características bem especiais: são essencialmente jogos cooperativos, com as equipes compostas por estudantes de todas as turmas e com atividades que remetem aos conteúdos das diferentes áreas de conhecimento e ao exercício da cidadania e da responsabilidade social. Muito além da competição, os(as) estudantes exercitam o trabalho em equipe, a aplicação dos conceitos aprendidos e a solução de problemas do dia a dia.

Festa Junina

Evento que visa fortalecer os aspectos populares da cultura brasileira, além de propiciar à comunidade escolar espaço para agir e confraternizar coletivamente. Uma festa que fazemos juntos! Durante os festejos, acontecem as apresentações dos(as) estudantes (resultado do trabalho pedagógico relacionado ao tema), a nossa “quadrilha democrática”, forró e muita comilança típica.

Semana da Astronomia

Este tema apaixonante é debatido anualmente no mês de Julho. Apresentamos uma perspectiva ambientalista ampla e profunda, integrando nosso ser social aos componentes mais elementares do Universo. De forma interdisciplinar e envolvendo todas as turmas, do Infantil ao 9º ano, são abordados conceitos abrangentes como estações do ano, solstício, equinócio, movimentos da Terra, corpos celestes, viagens espaciais, constelações e muitos outros, integrando todas as áreas do conhecimento!

Semana da Mobilidade Sustentável

Ocorre na semana do dia 22 de setembro (Dia Mundial sem Carro), visando problematizar a influência do automóvel na cultura social e na configuração do espaço urbano, excessivamente voltado aos veículos motorizados individuais em detrimento de outras formas de mobilidade mais sustentáveis, como o transporte coletivo e a bicicleta. Trata-se de um alerta às pessoas e um apelo ao Poder Público para considerar a cidade como espaço das pessoas, construindo condições para o uso de formas alternativas ao automóvel na locomoção urbana.

Festa das Famílias

Essa é a nossa festa anual realizada em setembro ou outubro, que substitui as datas comemorativas do calendário comum, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e outras (que acabaram por se tornar datas mais relacionadas ao comércio de “presentes” do que ao seu significado em si). Um dia privilegiado para comemorar a alegria de poder compartilhar nossa vida em coletividade, sem o apelo comercial. É um encontro que valoriza a confraternização! Um dia de brincadeiras e convivência na Escola, aberto a todas as famílias de nossos(as) estudantes, em que cada uma traz e compartilha alimentos, disposição e alegria.

Mostra de Trabalhos

Privilegiando a cada ano um tema específico, é uma exposição das produções coletivas e individuais dos(as) estudantes ao longo do ano, que explicitam a Proposta Pedagógica da Efaz. Os trabalhos visam expressar o processo de ensino-aprendizagem. Conceitos como sociedade, conhecimento, ciência e tecnologia são explorados e abordados pelas diferentes disciplinas através dos trabalhos escolares e expostos para apreciação da comunidade.

Festival de Talentos

Na festa de encerramento do ano letivo, promovemos um momento para a comunidade escolar compartilhar criações artísticas próprias. Estudantes, famílias e professores expõem seus talentos num encontro descontraído e festivo.