O Programa de Gestão Ambiental e Humana da Escola da Fazenda, instrumento de orientação na construção de práticas sustentáveis para a vida cotidiana da nossa comunidade escolar, articula de forma integrada e harmônica os três grandes eixos direcionadores da vida humana – o ambiente natural, o ambiente construído e o desenvolvimento humano.

Com base neste Programa, a Efaz implementou ao longo dos anos intervenções nas áreas de educação ambiental, de alimentação escolar, de gestão do consumo, de manejo de resíduos sólidos e líquidos e de manutenção e revitalização do seu espaço físico, que reafirmam valores e intenções que acompanham a Escola desde sua criação. Estas ações representam o reflexo, em nossa prática cotidiana, da nossa proposta pedagógica e da nossa visão de mundo e de sociedade.

Uma das ações, dentro do eixo Desenvolvimento Humano, foi a implementação, em 2012, de uma Rede de Economia Solidária entre as pessoas que compõem a “grande família” da Escola da Fazenda. Uma rede de economia solidária tem como objetivo maior fortalecer a economia local ou do grupo em questão com a prática do consumo solidário, ou seja, possibilitar a troca e a compra de produtos e serviços entre os membros da rede. Esta forma de economia proporciona a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, onde cada indivíduo se fortalece com o apoio mútuo dos demais. Muitos exemplos bem-sucedidos de redes de economia solidária podem confirmar a eficiência e a sustentabilidade desta forma de organização que, na verdade, apenas nos lembra de valores essenciais para a vida – COOPERAÇÃO e SOLIDARIEDADE.

Muitas ações concretas aconteceram ao longo dos anos, como a divulgação de negócios, troca de contatos, permutas de uniformes e livros didáticos e várias edições da nossa Feira Solidária, bem como a realização de brechós e eventos de trocas e doações de produtos e serviços. Em 2021, iniciamos uma parceria com a Sul Recicla, Cooperativa de famílias da Tapera, para a coleta de resíduos recicláveis de valor comercial. Um outro exemplo de sucesso é a participação da Efaz no projeto Células de Consumo Responsável da UFSC, onde acontece semanalmente a entrega de cestas de produtos orgânicos da agricultura familiar, numa conexão direta dos produtores com os consumidores finais. 

Após a interrupção parcial de nossas ações provocada pela pandemia, iniciamos a reorganização do banco de informações para disseminação entre a comunidade escolar dos serviços e produtos oferecidos pelas famílias e trabalhadores da Escola. Desta forma, podemos conhecer, divulgar e ampliar o potencial produtivo desta grande família escolar!

Como participar? 
Se você é familiar de estudante ou trabalhador(a) Efaz e oferece um produto ou serviço, preencha nosso formulário. Periodicamente, fazemos a divulgação dos produtos e serviços oferecidos entre a comunidade.

Participe e estimule a participação! Assim você ajuda a fortalecer os vínculos e estimular o consumo responsável e solidário na comunidade Efaz!

VEJA ABAIXO ALGUNS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS PELA COMUNIDADE EFAZ: