© 2019 Escola da Fazenda - Rua Jaborandi, 324 - Florianópolis - SC - 88065-035

ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA

Na Escola da Fazenda, educação alimentar faz parte do currículo, dentro e fora da sala de aula. As estatísticas mundiais são assustadoras: as pessoas se alimentam mal, os maus hábitos são formados desde a mais tenra idade e as consequências para a saúde são devastadoras. Mas isso não significa que a Escola não tem poder para entrar nessa luta: ao contrário, aceitamos o desafio e encaramos de frente a missão de, aqui na Escola da Fazenda, promover o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis. Num esforço conjunto, os professores das diferentes áreas do conhecimento e a Cozinha Escolar promovem atividades, divulgam informações, apresentam opções e fazem um verdadeiro trabalho de persuasão: tentamos por todos os caminhos educar, reeducar e consolidar hábitos alimentares que contribuam para a manutenção da saúde e a melhoria geral da qualidade de vida dos(as) nossos(as) estudantes. Paralelamente às atividades teóricas e práticas relacionadas ao tema, que são desenvolvidas pelos profissionais em suas respectivas áreas, o pessoal da cozinha capricha no balanceamento do cardápio, na apresentação dos pratos e no estímulo nos momentos de cada refeição realizada no Refeitório da Escola.

Temos também um cuidado bastante especial com a procedência dos alimentos, visando não somente garantir a qualidade, mas também o menor impacto ambiental decorrente da produção, transporte e armazenamento. Nesse sentido, privilegiamos fornecedores locais e orgânicos, produção caseira em detrimento da industrial, redução de embalagens e alimentos integrais ou minimamente processados.

Céu da Boca Cozinha Pedagógica

Nosso programa de educação alimentar é realizado em parceria com a Céu da Boca Cozinha Pedagógica. Servimos ao longo do dia três refeições: lanche matutino, almoço e lanche vespertino. Todos os dias são oferecidas frutas; a comida é simples, nutritiva e gostosa, servida num ambiente arejado e iluminado naturalmente. Os profissionais da Escola fazem as refeições com os(as) estudantes, num clima descontraído e animado.

Céu da Boca Cozinha Pedagógica
DSC_0017.JPG
DSC_0011.JPG